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Pedagoga formada em 2009, atuo na área de educação infantil.

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quarta-feira, 2 de setembro de 2009

MATEMÁTICA

" A professora solicitou que as crianças de 1º ano solucionassem o seguinte problema:
Quantas patas tem 6 cachorros?
Forneceu uma folha de sulfite e pediu que solucionassem o problema, sem dizer como começar.
A maioria conseguiu resolver, o x da questão é o que fazer com o que não conseguiu.
Pois bem uma das crianças apareceu com a resposta 12. A professora observou que no desenho dela os cachorros estavam somente com duas patas. Em vez dela dizer que estava errado ela questionou:
- Quantas patas tem um cachorro?! No que a criança pergunta:
- O meu cachorro ou os de verdade?!
Com isso a professora fala para a criança que ela quer saber quantas patas tem um cachorro de verdade. Assim a criança retoma ao seu desenho e volta com a solução correta."
Adorei este exemplo que ela deu, demostra como muitas vezes eu sou imatura ao lidar com a aprendizagem das crianças. Eu já fui criança e parece que esqueci como era minha lógica ao aprender algo.
Então decidi usar esse método em minha sala de aula, já no dia seguinte da palestra. Foi um pouco difícil pois muitas crianças seguiram a minha lógica para resolver, e os que nunca entenderam as minhas explicações não conseguiam resolver, sempre esperam que eu os ajude. Insisti para que fizessem da maneira que quisessem e alguns me surpreenderam.
Segundo, Ana Ruth Starepravo que foi a palestrante mencionada, o trabalho com jogos e situações problemas nos anos iniciais dá conta dos conhecimentos matemáticos necessários para a vida.



TEXTO TIRADO DE UM BLOG AMIGO...


É BOM REFLETIR...

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