Quem sou eu

Minha foto
Pedagoga formada em 2009, atuo na área de educação infantil.

BEM-VINDOOOOOOOOO

OLÁ, BEM VINDOS TODOS QUE SE INTERESSAM PELOS TEMAS AQUI TRATADOS....


NOSSA META É DISCUTIR ATIVIDADES INFANTIS, TEXTOS DE EDUCAÇÃO E O QUE FOR SUGERIDO...


AH SONHO INFANTIL É UMA INSTITUIÇÃO PARTICULAR COM ATIVIDADES DESDE FEV/ 2008.


segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Um pouco sobre os níveis de escrita

Níveis da Escrita

Na disciplina Fundamentos e Metodologia da Língua Portuguesa na Educação Infantil, tivemos a oportunidade aprender os níveis da escrita de uma forma bem interessante. Fizemos um Portfólio com a descrição de cada a nível e exemplificamos cada um. Abaixo mostraremos alguns Portfólio que foram conffecionado.Esperamos que vocês gostem.




INTRODUÇÃO:

Um dos objetivos mais importantes da alfabetização é ensinar a escrever. A escrita é uma atividade nova para a criança, e por isso mesmo que requer um tratamento especial na alfabetização.
As atividades de interpretação e produção de escrita começa antes da escolarização, como parte da atividade própria da idade pré-escolar.
Segundo Emília Ferreiro, o processo evolutivo para se aprender a escrever se dá através de níveis:
 - Nível Pré-silábico,
- Nível Silábico,
- Nível Silábico Alfabético
- Nível Alfabético.

Nível Pré-silábico:

Num primeiro momento, a criança pequena tenta escrever fazendo rabiscos, em geral, pequenos e misturando linhas retas e curvas. Nem sempre faz o rabisco e depois interpreta, ás vezes tenta escrever algo que pensou. O resultado é uma escrita cifrada, cujo significado só o autor conhece.
A criança também pode desenhar algumas letras agrupadas de forma aleatória, ela já possui uma idéia do seja a escrita, ou seja, ela sabe que se escreve com determinados sinais, mesmo que não saiba que estes sinais possuem uma ordem de coloção e significado.

Nível Silábico:

Neste nível a criança relaciona grafia e sons, de maneira que representa cada sílaba (som) por meio de uma letra. No nível silábico primitivo, ela representa a sílaba com qualquer letra, é aleatório. Quando alcança o nível silábico evoluído, ela passa a representar a sílaba com a vogal ou a consoante que aparece na sílaba. A criança começa por descobrir que parte da escrita (suas letras) podem corresponder a outras tantas partes da palavra escrita (suas sílabas).

Nível silábico-alfabético:


Neste nível a criança faz a correspondência da grafia com fonemas (unidades sonoras da língua) que favorece a diferenciação das palavras pelos sons (fonemas) e sinais gráficos da língua. Portanto, ela é capaz de fazer a correspondência entre elementos sonoros e a grafia. Nesta fase a criança ainda não é ortográfica, ou seja, ela ainda não escreve conforme os padrões da norma culta, seguindo as regras ortográficas. A ortografia é adquirida com a prática da leitura e escrita. Compreende que a escrita tem função social e o modo de construção do código da escrita.






CONCLUSÃO:

                                                    “A escola ensina escrever sem ensinar o que é escrever”
                                                                                                    Cagliari


A escrita é de suma importância na sociedade. Ela é um objeto social que permite comunicar, expressar, interagir com o mundo.
Cabe ao professor a brilhante tarefa de acompanhar o aluno durante o seu processo de evolução da escrita, motivá-las a escrever, mostrá-las a utilidade da escrita e o que elas esperam da mesma.
Compreender a escrita e seus níveis é indispensável no processo de evolução da escrita, pois fazendo uso dessa compreensão o professor identificará cada nível e trabalhará com as crianças de forma que permita que elas esse desenvolvam.


Referências

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e Luinguística. 10 ed. São Paulo: Scipione, 2007.

FERREIRO, Emilia. Reflexões sobre alfabetização. 24 ed. São Paulo: Cortez, 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário