Níveis da Escrita
Na
disciplina Fundamentos e Metodologia da Língua Portuguesa na Educação
Infantil, tivemos a oportunidade aprender os níveis da escrita de uma
forma bem interessante. Fizemos um Portfólio com a descrição de cada a
nível e exemplificamos cada um. Abaixo mostraremos alguns Portfólio que
foram conffecionado.Esperamos que vocês gostem.
INTRODUÇÃO:
Um
dos objetivos mais importantes da alfabetização é ensinar a escrever. A
escrita é uma atividade nova para a criança, e por isso mesmo que
requer um tratamento especial na alfabetização.
As
atividades de interpretação e produção de escrita começa antes da
escolarização, como parte da atividade própria da idade pré-escolar.
Segundo Emília Ferreiro, o processo evolutivo para se aprender a escrever se dá através de níveis:
- Nível Pré-silábico,
- Nível Silábico,
- Nível Silábico Alfabético
- Nível Alfabético.
Nível Pré-silábico:
Num
primeiro momento, a criança pequena tenta escrever fazendo rabiscos, em
geral, pequenos e misturando linhas retas e curvas. Nem sempre faz o
rabisco e depois interpreta, ás vezes tenta escrever algo que pensou. O
resultado é uma escrita cifrada, cujo significado só o autor conhece.
A
criança também pode desenhar algumas letras agrupadas de forma
aleatória, ela já possui uma idéia do seja a escrita, ou seja, ela sabe
que se escreve com determinados sinais, mesmo que não saiba que estes
sinais possuem uma ordem de coloção e significado.
Nível Silábico:
Neste
nível a criança relaciona grafia e sons, de maneira que representa cada
sílaba (som) por meio de uma letra. No nível silábico primitivo, ela
representa a sílaba com qualquer letra, é aleatório. Quando alcança o
nível silábico evoluído, ela passa a representar a sílaba com a vogal ou
a consoante que aparece na sílaba. A criança começa por descobrir que
parte da escrita (suas letras) podem corresponder a outras tantas partes
da palavra escrita (suas sílabas).
Nível silábico-alfabético:
Neste
nível a criança faz a correspondência da grafia com fonemas (unidades
sonoras da língua) que favorece a diferenciação das palavras pelos sons
(fonemas) e sinais gráficos da língua. Portanto, ela é capaz de fazer a
correspondência entre elementos sonoros e a grafia. Nesta fase a criança
ainda não é ortográfica, ou seja, ela ainda não escreve conforme os
padrões da norma culta, seguindo as regras ortográficas. A ortografia é
adquirida com a prática da leitura e escrita. Compreende que a escrita
tem função social e o modo de construção do código da escrita.
CONCLUSÃO:
“A escola ensina escrever sem ensinar o que é escrever”
Cagliari
A escrita é de suma importância na sociedade. Ela é um objeto social que permite comunicar, expressar, interagir com o mundo.
Cabe
ao professor a brilhante tarefa de acompanhar o aluno durante o seu
processo de evolução da escrita, motivá-las a escrever, mostrá-las a
utilidade da escrita e o que elas esperam da mesma.
Compreender
a escrita e seus níveis é indispensável no processo de evolução da
escrita, pois fazendo uso dessa compreensão o professor identificará
cada nível e trabalhará com as crianças de forma que permita que elas
esse desenvolvam.
Referências
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e Luinguística. 10 ed. São Paulo: Scipione, 2007.
FERREIRO, Emilia. Reflexões sobre alfabetização. 24 ed. São Paulo: Cortez, 2001.
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